A distância entre os conhecimentos práticos, produzido nas rotinas escolares, e a produção de pesquisas acadêmicas tem ficado cada vez mais curta em Canoas. Através do projeto Saberes em Diálogo, promovido pela Secretaria municipal da Educação, professores da rede de ensino têm sido estimulados a pesquisar e aproximar a prática ao conhecimento teórico. Em atuação há três anos, o projeto já promoveu mais de 200 pesquisas e vem mostrando que é no dia a dia das escolas que o conhecimento surge e, dali, deve ser disseminado. Nesta semana, todos os pesquisadores, que também são professores, se reuniram para apresentar o resultado de seus estudos. Somente em 2019, foram 105 pesquisas realizadas, em 53 escolas municipais de Canoas.
Durante dois dias, foram expostos os trabalhos desenvolvidos por 182 professores municipais que trouxeram para a discussão os mais diversos vieses sobre a educação. O objetivo do projeto Saberes em Diálogo, idealizado pela Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos da Secretaria da Educação em parceria com a Universidade La Salle, é valorizar e compartilhar a bagagem de conhecimento dos professores, fazendo um intercâmbio entre a atividade prática em sala de aula e a teoria acadêmica.
Com o Saberes em Diálogo, a Secretaria da Educação acredita que a pesquisa pode aproximar a Educação Básica e a Universidade de forma proveitosa no enfrentamento dos desafios presentes no cotidiano escolar. A secretária Neka Freitas comemorou o recorde de produção acadêmica e o grande envolvimento dos docentes da rede municipal canoense. “O Saberes em Diálogo é um dos nossos orgulhos. Ele mostra que a educação de Canoas está se movimentando, que nossos professores têm muito a acrescentar ao conhecimento empírico e teórico”, afirmou.
Além do protagonismo do professores, o Saberes em Diálogo também tem como premissas o trabalho colaborativo, a formação continuada e a pesquisa sobre as demandas cotidianas de alunos e professores. O sucesso do programa extrapolou as barreiras de Canoas. O projeto despertou interesses de um gestor público de São Paulo, que veio até o município para conhecer a iniciativa e buscar inspiração na experiência para realizar uma iniciativa na capital paulista. Além disso, estudos sobre o Saberes em Diálogo foram publicados em revistas científicas do Brasil e do exterior.