A Subprefeitura Nordeste realiza os trabalhos de limpeza e revitalização das vias de forma contínua, desde o início de janeiro, quando assumiu a atual gestão municipal. O maior problema encontrado nas ruas é o descarte irregular de lixo e materiais diversos. “Toneladas de lixo foram retiradas desses pontos. Isso gera muito descontentamento da população”, relata o subprefeito Denilson Santos. Seis bairros fazem parte da região Nordeste de Canoas: Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Igara, São José e Brigadeira.
Desafio de manter o local limpo
Somente na avenida A.J. Renner, foram retirados descartes três vezes neste ano. Estruturas de concreto estão sendo colocadas nos locais para evitar novos descartes. Ao todo, são quatro pontos críticos de descarte, sendo que em um deles o serviço de revitalização já foi finalizado. “O desafio é manter limpo até finalizar a revitalização, pois os descartes têm sido diários”, reflete o diretor Elton Locateli. O diretor destaca que, mesmo com as restrições da bandeira preta, os trabalhos não foram interrompidos, mas sofrem o impacto da redução do número de trabalhadores.
Na rua B, no bairro Olaria, foram revitalizados 300 metros da via; 164 pneus, doados por uma borracharia local, foram reciclados e utilizados como floreiras. Também houve o plantio de 82 mudas de árvores. Todos os serviços contam com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, na limpeza, e do Meio Ambiente, que fornece as mudas de plantas.
Estão em fase final os trabalhos na esquina da Nazário com a Rua do Triângulo, ao lado do ecoponto da Esperança, e também na avenida A.J. Renner, em frente à liga Canoense.
De janeiro até o dia 31 de março, foram executados os seguintes serviços:
Reposição de tampas de boca de lobo danificadas – 60
Passeio público – nivelamento – 287
Poço de visita e boca de lobo – 1639
Construção de boca de lobo – 44
Ligação de esgoto – 11
Reposição de calçada. total – 299,5
Reposição de chassi de boca de lobo – 38
Pequenas escavações (m³) – 64
Roçadas (m²) – 36.800
Reparos na rede de esgoto pluvial em passeios públicos (m) – 18
Hidrojateamento/ limpeza de canalização (m) – 8.488
Passeio público – reposição de calçada de laje grés – 3
Passeio público – reposição de calçada basalto (m²) – 5,5
Passeio público – reposição de calçada de concreto (m²) – 4
Recolhimento de entulho (m³)- 1.767
Reforma de boca de lobo – 15