Além do benefício próprio de melhora da saúde, o esporte também promove a conscientização social e a integração do grupo. O exemplo disso são as alunas do Programa de Lazer Atividade Física e Saúde (Plafs) de Canoas que, após o término das atividades, recolhem tampinhas de garrafas pet para doarem à Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF).
As tampinhas são arrecadadas pelas praticantes tanto no Centro de Esporte e Lazer (CEL) São José quanto no Parque Municipal Getúlio Vargas (PMGV). A associação reverte a venda dos materiais na compra de itens de necessidade básica as pessoas com deficiência. Fraldas, assentos d’água, pomadas água para os bebedouros, materiais de limpeza e higiene, combustível, álcool gel, máscara de proteção são alguns dos itens adquiridos.
Solidariedade e meio ambiente de mãos dadas
A coordenadora do CEL São José, Carmen Regina Cardoso, explica que as integrantes do programa Plafs estão sempre dispostas a ajudar. “Em geral, as pessoas desconhecem o quanto podemos ajudar arrecadando tampinhas. As alunas inscritas nas nossas atividades físicas conhecem o poder transformador dessa arrecadação e sempre colaboram fazendo sua parte social, entendendo a importância de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos que mais precisam e procuram a Acadef”.
Outro benefício é a preservação do meio ambiente. O descarte desse material, usado em grande escala pela sociedade, quando jogado em locais irregulares prejudica a natureza. O plástico demora centenas de anos para se decompor, causando uma sobrecarga ao meio ambiente.
Programa de Lazer Atividade Física e Saúde (Plafs)
O Plafs integra ações e eventos do município de Canoas e é realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) utilizando a atividade física, o esporte e o lazer como motivo de ação. Oferece, a homens e mulheres que tenham interesse em participar das atividades, aulas de ritmos, atividade localizada, alongamento, reforço muscular, jump, pilates, yoga e mix de academia nos diversos centros esportivos da cidade.
Serviço
A Acadef também arrecada garrafas pet, latinhas de alumínio e lacres de latinhas, que podem ser levados diretamente a associação na Rua Fernando Abbot, 100, bairro Nossa Senhora das Graças.