O Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas entrou em 2021 com 57 câmeras danificadas e 24 pontos desativados. A troca de computadores no CICC, realizada no fim da gestão anterior impediu que as imagens das 107 câmeras então ativas pudessem ser visualizadas nos telões do Centro. A troca, sem as precauções técnicas devidas, foi realizada na véspera do Natal de 2020.
Segundo o secretário de Segurança Emerson Wendt, a mudança nos equipamentos prejudicou a visualização no video wall – o telão do sistema de monitoramento do município.
Na virada do ano, de um total de 188 câmeras, 35 estavam danificadas, 22 fora do ar e 24 em pontos inexistentes. O secretário esclareceu que cinco câmeras já foram reativadas na primeira quinzena de 2021, e a nova gestão está tomando as providências para que o sistema se normalize o mais rápido possível.
Além das câmeras, outra preocupação são os alarmes, cujo contrato venceu em meados de 2020. Mesmo sem contrato vigente, a SMSP já conseguiu reativar e colocar novamente em atividade sete alarmes em locais públicos.