Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/Reduzidas_13_09_ABERTURA_DA_EXPOSICAO_DO_BRANCO_AO_CINZA_Guilherme_Pereira-19.jpg

Últimos dias para conferir a exposição “Todas as Cores da Cerâmica” na Villa Mimosa

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Permanece em exposição até a próxima quarta-feira (30), na Casa das Artes Villa Mimosa, a exposição “Do branco ao cinza, do ocre ao vermelho, todas as cores da cerâmica”. A mostra conta com obras de 29 artistas do grupo Bando de Barro, que apresentam suas pesquisas com argilas, técnicas de revestimento e queimas. Os trabalhos são retratados como temas que dialogam com o tradicional pote chawan (tigela usada para preparar e beber chá), as memórias, o corpo e as autonarrativas.

De acordo com a curadora da exposição, Alexandra Eckert, o conceito da mostra busca enaltecer a longa história da cerâmica. “As argilas possuem uma longa história que as dignificam como talvez nenhum outro material artístico. A magia da transformação da matéria ‘argila’ em cerâmica configura um permanente ritual, carregado de emoção e significado, tendo o fogo como um potente parceiro, que mais enaltece os processos da produção artística”.

Participam da mostra os artistas: Alexandra Eckert (curadora), Adriana Daccache, Adriana Giora, Betânia Silveira, Caren Czerwinski, Carusto Camargo, Cinthia Sfoggia, Emília Gontow, Fernando Lima, Gilberto Menegaz, Leonardo Ternus, Lia Gomes de Freitas, Lui Griebeler, Marcelo Gomes, Márcia Braga, Martina Berger, Maryl Rodrigues, Mima Gomes, Nadia Saad, Nico Giuliano, Roberto Bitencourt, Rosana Bortolin, Silmara Zago, Simone Barros, Soraya Girotto, Tamir Farina, Tania Resmini, Viviane Diehl e Vinícius.

Sobre a curadora

Alexandra Eckert (Porto Alegre, 1971) é artista visual, pesquisadora e professora. Licenciada em Educação Artística, bacharel em Cerâmica, mestre em Poéticas Visuais e doutora em Processos e Manifestações Culturais. Suas pesquisas desenvolvem-se nos campos da gravura, cerâmica, livro de artista, instalação e ações colaborativas com experiências de partilha do sensível na arte contemporânea.

Serviço

Exposição: “Do branco ao cinza, do ocre ao vermelho, todas as cores da cerâmica”
Período de visitação: até 30 novembro
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábado e domingo: das 14h às 18h
Local: Casa das Artes Villa Mimosa, Av. Guilherme Schell, 6270, Centro
Informações: (51) 3428.5789 ou pelo e-mail: villa.mimosa@canoas.rs.gov.br

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos:

[addtoany]