Nesta sexta-feira (4), a Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (SEBEA) completou a entrega dos últimos triciclos da primeira etapa do Canoas do Bem, programa que prevê o fim definitivo das carroças na cidade. Pela manhã, dez veículos foram recebidos por ex-condutores no Centro Social Urbano, no Bairro Mathias Velho.
Na próxima semana, de 7 a 11 de março, serão oferecidos cursos de capacitação para os contemplados, com foco em resíduos recicláveis, observando as políticas públicas de educação ambiental. A formação terá carga horária de 20 horas.
De acordo com o gestor da coleta seletiva municipal, César Cemin, o objetivo dos cursos é inserir os beneficiados no trabalho de reciclagem, com reuniões constantes para esclarecimento de dúvidas e análise do trabalho.
“A primeira ação será nas cooperativas, onde eles poderão ver de perto como funciona o trabalho de reciclagem. Quem demonstrar interesse, terá a oportunidade de se tornar um cooperado. Na segunda etapa, serão feitos atendimentos para esclarecimento de dúvidas”, explicou.
200 triciclos até o final de 2022
Até o final deste ano, a SEBEA pretende entregar 200 triciclos do Canoas do Bem. Desenvolvido em conjunto com as secretarias da Cidadania e do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo de promover a inclusão social, geração de renda e a proteção animal.
Além dos triciclos, o programa fornece ajuda financeira de R$ 300,00, auxílio transporte de R$ 96,00, cestas básicas e cursos de qualificação. Em troca, os contemplados precisam entregar a carroça e o animal. O condutor que descumprir a lei poderá ser multado e ter o animal e a carroça apreendidos.
Legislação
A Lei 6.164, de 2018, estabeleceu um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade. No entanto, a legislação por si só não foi suficiente para garantir a libertação dos cavalos e a proteção social dos condutores. A nova legislação, que institui o programa Canoas do Bem, foi aprovada pela Câmara de Vereadores, em 28 de outubro de 2021.