A UPA Boqueirão, no bairro Guajuviras, passou a contar nesta sexta-feira (30) com um espaço especial ao ar livre. Foi inaugurada no local a horta comunitária “Quem Planta Colhe”. A iniciativa busca incentivar a fitoterapia no sistema público de saúde. É uma forma, ainda, de promover a integração entre equipe e usuários do serviço.
A organização da horta contou com o envolvimento de toda equipe, entusiasmada com o projeto. Uma parede que fica para os fundos da unidade ganhou vasinhos feitos com aproveitamento de garrafas pet. São mais de dez espécies de chás e ervas medicinais como boldo, melissa, poejo, alecrim, hortelã, losna e manjericão. Em uma das cercas, uma outra horta suspensa traz plantas ornamentais.
“Queremos agregar a função terapêutica dos chás de forma educativa e complementar aos tratamentos. É um espaço para promover o bem-estar e acolhimento de quem busca a unidade para atendimento e também para aqueles que aqui trabalham”, destacou o presidente do IBSAÚDE, José Eri Medeiros, idealizador do projeto.
A diretora da UPA, Luciana Feldens, explica que os pacientes serão acolhidos com chás feitos com as ervas. “A interação com a comunidade que atendemos tem um significado único para a coletividade”, afirmou. Além disso, o espaço servirá também para que os profissionais façam intervalo em um ambiente mais acolhedor.
A inauguração contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. Na visita, ele anunciou que a iniciativa da UPA Boqueirão será integrada a um outro projeto do município sobre o uso racional de medicamentos, que conta com a participação do Conselho Regional de Farmácia. “A partir desta prática, vamos potencializar para outros estabelecimentos de saúde a importância da orientação quanto à fitoterapia”, declarou Lemos.
Com informações da Assessoria do IBSAÚDE