Uma programação diferenciada está sendo promovida em outubro pela Secretaria Municipal de Educação junto com as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Durante todo ano ocorrem ações lúdicas com a criançada, entretanto, no mês considerado das crianças as atividades são especiais.
A programação tem o intuito de proporcionar um mês com vários momentos e atividades diversificadas que explorem a ludicidade, interação, criatividade e educação. Estão previstas brincadeiras coletivas, oficinas de pintura, jogos, jardinagem, festa a fantasia, cineminha, teatro, festival de pipas e muitas outras atividades.
“Essas atividades de integração com brincadeiras antigas, realizadas pelas Emeis no mês das crianças, busca fazer com que pais e filhos, além do fortalecimento dos laços, tenham a recordação das brincadeiras lúdicas. Isso traça memórias afetivas profundas, que contribuem para o desenvolvimento”, destaca a secretária adjunta da educação, Cinara Souza.
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Inezinha, realizou na última semana uma sessão cineminha para os alunos de quatro e seis anos das turmas do jardim I e II. “Além da sessão cineminha faremos um resgate de brincadeiras antigas e oficinas com a participação dos pais, que é tão importante para a formação das crianças e nós priorizamos isso”, fala a diretora da Emei Vó Inezinha, Luciana Rodrigues, ressaltando a importância de oferecer aos pequenos esses momentos de interação dentro do ambiente da escola.
A Prefeitura de Canoas trabalha em parceria com o programa Urban 95 para melhorar a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores, no planejamento urbano, estratégias de mobilidade, acessibilidade e também em programas e serviços na primeira infância.
Plano Municipal Pela Primeira Infância
A cidade está na fase final da elaboração do programa que busca a transversalidade em diversas secretarias do município como Cidadania, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Transportes e Mobilidade.
A elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) vai priorizar o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. As ações têm o olhar direcionado às necessidades dos pequenos.