A partir desta segunda-feira (17), o uso de máscara nas escolas de Canoas será facultativo. A pedido da Secretaria de Educação, a medida foi confirmada pelo decreto municipal nº 374, publicado nesta sexta-feira (14). De acordo com a secretária Beth Colombo, o fim da obrigatoriedade vem em consonância com as últimas orientações dos órgão de saúde e também acompanha a realidade vivenciada nas instituições de ensino.
A grande maioria dos alunos faz uso da proteção apenas quando passam do portão de entrada. Já não as usam em demais locais públicos, como nas ruas ou shoppings, e por isso já não faz mais sentido a utilização de forma compulsória. A nova definição atende também a solicitações de demais representantes da comunidade canoense manifestadas ao prefeito Nedy de Vargas Marques, que, após análise junto às autoridades de saúde, alterou a normativa.
As famílias que ainda considerarem a necessidade da máscara podem manter o uso normalmente. A medida é válida para as escolas das redes pública e privada do município.