No dia que comemora 56 anos, a Biblioteca Municipal João Palma da Silva premiou os vencedores da II Coletânea de Microcontos. A cerimônia de entrega dos troféus para os três melhores autores de cada categoria aconteceu nesta terça-feira (25), data em que se celebra também o Dia do Escritor Canoense.
Em sua segunda edição, o concurso de microcontos buscou promover o acesso à leitura e fomentar a formação, aprendizagem e desenvolvimento cultural dos canoenses. Todos os microcontos selecionados permanecem em exposição na Biblioteca Municipal até a quinta-feira (27) e serão, posteriormente, reunidos em um e-book.
Layse de Almeida Nascimento, 12 anos, foi a vencedora da categoria I. Ela ficou sabendo sobre o concurso na escola e resolveu participar. “Eu não tinha o costume de escrever, mas quando um professor comentou sobre a atividade eu decidi me inscrever. A inspiração foi um anime que eu assisti, fiquei surpresa e muito feliz de ter vencido”.
A coletânea dos microcontos é uma das ações que integra o Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura (PMLLL) de Canoas. O plano traça como princípios fundamentais: a leitura e a escrita como meios principais de difusão da cultura e do conhecimento; a democratização do acesso à leitura e o estímulo à produção literária, através de oficinas, seminários, cursos e concursos literários.
Confira abaixo os vencedores:
Categoria I (estudantes de 12 à 17 anos): 1º lugar – Layse de Almeida Nascimento (O poder das estrelas); 2º lugar – Rafael Azevedo Domingos (Felicidade); 3º lugar – Francine Padilha Nunes (Igor é malvado).
Categoria II (a partir dos 18 anos): 1º lugar – Jonatan Ortiz Borges (Confidências); 2º lugar – Lisa Aliatti (Angústia); 3º lugar – Luiza da Rosa Machado (Flores amarelas).