Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/RED-DESCERRANDO-A-PLACA-EM-HOMENAGEM-AOS-VOLUNTARIOS-VINICIUS-MEDEIROS-VINICIUS-MEDEIROS-1.jpg

Voluntários que atuaram no abrigo da Ulbra durante a enchente do ano passado são homenageados com placa

Placa em frente ao prédio 6 foi descerrada durante cerimônia com participação de lideranças da Ulbra, o prefeito Airton Souza e o governador Eduardo Leite.
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

Passado pouco mais de um ano da enchente histórica que atingiu Canoas e outras cidades do Rio Grande do Sul, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) prestou uma homenagem aos voluntários, acadêmicos, professores e pessoas da comunidade que atuaram na instituição durante o evento climático extremo. Na noite desta quinta-feira (22), uma placa em frente ao prédio 6 foi descerrada durante uma cerimônia com participação de lideranças da Ulbra, o prefeito Airton Souza e o governador Eduardo Leite.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, enalteceu o sentimento de amor ao próximo tão forte durante a tragédia atravessada pelos canoenses. “Canoas foi a cidade mais atingida, mais do que nunca se provou que o amor ao próximo, ao nosso semelhante, é a principal arma para enfrentarmos as dificuldades. Eu costumo dizer que a recuperação de Canoas passa por todos, independente de partido, de religião, de entidade, a união de todos é que vai fazer a nossa cidade ser novamente grande”, afirma.

O número de desabrigados assistidos pelos voluntários no Campus Canoas chegou à marca de 8 mil pessoas e 3 mil animais acolhidos, o que fez do espaço, em maio de 2024, o maior abrigo de atingidos pelas enchentes da América Latina. “Relembrar tudo aquilo que a gente vivenciou, aqui nesse espaço, é lembrar das pessoas que agiram, do quanto cada um fez e como uma instituição inteira foi capaz de fazer a diferença. Ações individuais, dos grupos e das instituições estão sendo exaltadas e destacadas aqui. Os indivíduos que se mobilizaram, os grupos que se organizaram, e a instituição que abraçou e que acolheu”, destacou o governador.

O reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, acredita que o legado que fica após a enchente, tanto para a instituição quanto para a sociedade de Canoas, é que precisamos nos unir em prol das causas em que acreditamos. “Esse é um momento muito gratificante para todos os voluntários, colaboradores, professores, alunos e pessoas que vieram dos quatro cantos do País a contribuir aqui no abrigo da instituição para atender as pessoas. Essa homenagem, ouvir o Governador, o nosso Prefeito de Canoas, o presidente da mantenedora, agradecendo a todos que se envolveram, traz a perspectiva de continuarmos fazendo a diferença nessa sociedade que carece muito de ajuda e de apoio”, conclui.

[addtoany]