O Zoológico Municipal de Canoas necessita permanentemente de jornais para forrar o piso de gaiolas e recintos dos animais, o que reduz a umidade, oferece maior conforto e facilita a limpeza e a higienização. Por mês, são necessários cerca de 80 quilos de jornais. Por esse motivo, o Mini Zoo está lançando uma campanha para arrecadação desse material.
O Mini Zoo, que é mantido pela Prefeitura de Canoas, tem o objetivo de acolher animais silvestres que não têm mais condições de voltar à natureza. O local funciona como centro de reabilitação desses animais, que são diagnosticados, tratados, recuperados e, alguns, reconduzidos ao seu habitat natural. Aqueles que não se adaptam mais à natureza, viram residentes do zoológico.
Atualmente, o espaço conta com mais de 100 animais, entre aves, mamíferos e répteis e possui uma equipe de especialistas, com biólogos, veterinários e tratadores, que fazem a reabilitação dos animais, realizam resgates e a reinserção dos animais à natureza quando possível. O Zoológico Municipal de Canoas é referência no Estado quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, como também, quanto à educação ambiental e ao lazer para a comunidade. O espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.
Quem tiver jornais para doação, pode realizar a entrega no próprio Mini Zoo, que fica no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, avenida Dona Rafaela, 700, no bairro Marechal Rondon. Ou na Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), na rua Monte Castelo, 410, no bairro Nossa Senhora das Graças.