Publicações SME

Publicações SME

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que traduz os princípios, as concepções e os eixos norteadores que orientam a ação educativa nas escolas da Rede Pública Municipal de ensino. Esse documento se reveste de um valor ímpar, considerando-se que ele é uma das possibilidades de assegurar a identidade educacional de uma rede de ensino, a qual se expressa a partir da garantia de um eixo balizador comum que orienta os fazeres cotidianos em termos de pressupostos teórico-metodológicos que são comuns a esta Rede. É o norteador das práticas de gestão, do processo democrático, a partir do amplo debate conceitual, através da prática dialógica e comprometida, no âmbito da Secretária da Educação, corrobora para que as ações e políticas desenvolvidas tenham seu cunho político pedagógico.

Nesse contexto, este possui três funções básicas: integrador, pois articula pressupostos teóricos e metodológicos; atualizador, porque é um instrumento em constante renovação para atender às demandas educacionais emergentes; e estruturante, pois estrutura a constituição e os princípios que fundamentam as ações educativas das escolas.

O PPP é resultante do trabalho coletivo iniciado com o PDE-Canoas 2022, contemplando a participação das famílias, dos profissionais da educação que atuam no âmbito da Secretaria Municipal da Educação, das equipes diretivas das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental (diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores), dos professores e alunos. Para assegurar tal participação foram realizados encontros na modalidade de palestras, seminários, grupos de estudo, dentre outros, com vistas a contemplar as concepções, os olhares, as experiências e as expectativas daqueles que estão envolvidos no processo educativo.

Desta forma, considera as trajetórias, as experiências, as conquistas e as dificuldades neste percurso de reestruturação do Ensino Fundamental, articulando e contemplando o ideário educacional dos profissionais da educação que atuam nas escolas municipais. Entretanto, o que ora se projeta em termos de proposta pedagógica requer algumas rupturas paradigmáticas para ser viável à efetivação do que se vislumbra concretizar em termos educacionais.

Assim, o Projeto Político Pedagógico do Município de Canoas constitui-se em um documento que congrega as orientações pedagógicas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da modalidade Educação de Jovens e Adultos, fundamentado nos dispositivos legais que orientam a ação educacional na Educação Básica no âmbito nacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9.394/96); Plano Nacional de Educação; Diretrizes Nacionais de Educação), e nos dispositivos municipais, tais como o Plano Municipal de Educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE CANOAS 2022), dentre outros.

E-BOOK SABERES EM DIÁLOGO

O E-book SABERES EM DIÁLOGO: EDUCAÇÃO BÁSICA, UNIVERSIDADE E PESQUISA é uma publicação da Secretaria da Educação de Canoas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNILASALLE e reúne os artigos dos painelistas e professores da rede municipal de ensino que foram apresentados no Seminário com o mesmo título que ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto de 2017, no UNILASALLE.

Os artigos contemplam de forma sintetizada as pesquisas e reflexões dos professores pesquisadores da rede municipal de Canoas que apresentaram seus saberes por meio do compartilhamento de experiências e estudos, contribuindo para discutir a complexa relação entre teoria e prática que, na perspectiva deste evento, encontram-se intrinsecamente relacionadas. Saberes em diálogo que se colocam em movimento.

Boa leitura!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve vários projetos e alguns deles resultam em publicação que servem de referência para consulta da população e de profissionais da área da educação. Disponibilizamos eles aqui para que sejam baixados e compartilhados.