Referencial Curricular de Canoas

Diretrizes

Atendendo às diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023), bem como à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito à inserção da Computação como área de conhecimento na Educação Básica, a Secretaria Municipal da Educação de Canoas (SME) apresenta este documento complementar ao Referencial Curricular de Canoas. Esta iniciativa é respaldada por importantes normativas nacionais, como o Parecer CNE/CEB nº 02/2022 e a Resolução CNE/CEB nº 01/2022, além das Resoluções CME CANOAS nº 26/2024 e nº 29/2024, que reforçam o compromisso do município com uma educação inovadora, inclusiva e alinhada aos desafios contemporâneos com a implementação da BNCC Computação no currículo escolar.

Referencial Curricular
de Canoas
Referencial Curricular
de Canoas – Computação

Referencial Curricular de Canoas Computação

O presente Referencial Curricular de Canoas Computação (RCC Computação) surge como resposta à necessidade de implantação progressiva e planejada dos conhecimentos computacionais em todas as etapas da Educação Básica no município, compreendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mobilização

A SME iniciou esse processo por meio de uma mobilização coletiva, ainda em 2024, envolvendo diversos profissionais de diferentes setores da SME. Como parte desse movimento, em 2025, foi constituído o Grupo de Trabalho de Computação (GT Computação), formado por especialistas em educação e tecnologia, abrangendo diferentes áreas e etapas do ensino. Este grupo foi responsável pela análise dos documentos orientadores nacionais, pela elaboração do complemento ao Referencial Curricular de Canoas (RCC), estruturação da implantação e será responsável pelo acompanhamento da implementação da BNCC Computação na rede ao longo dos próximos anos.

Orientação para a prática pedagógica

O RCC Computação é um documento que visa orientar a prática pedagógica, bem como propõe uma integração da Computação ao currículo, assegurando que os alunos da rede desenvolvam competências como: resolução de problemas, criatividade, pensamento crítico e consciência ética no uso das tecnologias. Assim, este referencial reafirma o compromisso da rede de Canoas com a formação de cidadãos autônomos, críticos e criativos, preparados para atuar em uma sociedade cada vez mais impactada pelas tecnologias digitais e pelos processos computacionais.