A paralisação de caminhoneiros contra o aumento do diesel já reflete na falta de combustível em postos de Canoas. Alguns, inclusive, já estão fechados. O Procon Canoas está fiscalizando, desde a madrugada desta quinta-feira (24), esses estabelecimentos. O objetivo é averiguar aumentos abusivos no valor da gasolina.
Temendo o fim do combustível, motoristas fizeram longas filas desde a noite de quarta-feira a fim de garantir a mobilidade dos seus veículos. Contudo, a alta procura foi motivo para alguns aumentarem o preço da gasolina, prática considerada ilegal, conforme o artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a lei, é vedado ao fornecedor elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
Até o início da tarde, cinco postos que ainda tinham combustível foram vistoriados pelos fiscais do Procon. Eles averiguam se o aumento praticado está acima do índice dos reajustes aplicados pela Petrobras. Todos os cinco postos foram autuados. O Procon Canoas orienta a população a exigir nota fiscal do abastecimento e procurar o órgão caso se sinta lesado.
Procon Canoas Endereço: rua Gonçalves Dias, 88, sala 1, térreo – Centro Telefone: (51) 3236-2051 / 2052 / 2053 E-mail: procon@canoas.rs.gov.br Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia