Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/RED-21-05-25-RODA-DE-CONVERSA-CASA-LILAS-BRUNA-OURIQUE-23.jpg

Roda de conversa sobre autoestima e violência doméstica na Casa Lilás nesta quarta-feira (21)

Ação ocorre com mulheres que já participaram de cursos ou passaram pelos centros de apoio
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Aconteceu na quarta-feira (21) uma roda de conversa sobre autoestima e combate à violência doméstica na Casa Lilás, com mulheres que participaram de cursos da Casa ou que já passaram pelo Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência de Canoas Patrícia Esber (CRM) ou pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Uma das participantes, Nádia Silva dos Santos, também realizou o curso de escovista da Casa Lilás. Ela conta que inicialmente procurou a Casa por curiosidade, queria entender melhor que lugar era aquele. Após descobrir como funcionava o espaço, Nádia decidiu que queria passar mais tempo por lá, por já ter sofrido violência doméstica no passado, ela achou importante o acolhimento que o lugar proporciona. 

Ao ser perguntada sobre como a Casa Lilás impactou a sua vida, Nádia explica: “Nós pensamos que vivemos no nosso mundo, que a violência só acontece com a gente, só que não. Quando eu cheguei aqui, conheci uma colega que teve coragem de compartilhar a sua história e isso me motivou a contar a minha também. No início temos medo, medo de falar, medo de sair de casa, medo pelos nossos filhos, por isso precisamos desse apoio, desse acolhimento.”

A educadora social do CRM, Natália, preparou uma dinâmica para as convidadas, com placas escritas “verdade” e “mito” e, ao falar uma frase, as participantes levantavam a placa de verdade ou mito. Uma das frases era: “a violência contra a mulher é somente quando ela é agredida fisicamente.” A maioria das participantes afirmaram se tratar de um mito e Natália seguiu a explicação sobre os tipos de violência.

A atividade também tratou sobre os desafios de ser mulher, o respeito à autonomia, vida, saúde e desejos das mulheres. A ação contou com o apoio da Secretária Adjunta, Gislaini Zottis, da Diretora da Mulher, Claudia Bohrer e representantes do CRAS Guajuviras. 

Mais fotos:

[addtoany]