Professores de Canoas passaram por uma pesquisa colaborativa nesta semana, que incentiva a produção científica dos docentes. A oficina de trabalho ocorreu no auditório 5B da Universidade LaSalle. A pesquisa Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas no Ensino Fundamental conta com o apoio de, aproximadamente, 50 professores de 29 escolas do município.
A formação continuada dos profissionais que atuam na rede municipal ocorre desde 2017, por meio do projeto Saberes em Diálogo, que defende a pesquisa na escola como mecanismo de qualificação das práticas docente e pedagógica, tanto na Educação Infantil como no Ensino fundamental. Elaborado pela Prefeitura, o projeto incentiva a produção científica dos professores, a partir da publicação de cadernos temáticos que registram os resultados desse processo.
A proposta é financiada pelo Itaú Social e pela Fundação Carlos Chagas, através do edital Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública.