Secretarias de Segurança Pública de Canoas e Novo Hamburgo trocam experiências
Reunião entre o secretário da Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, com o titular da Secretaria Municipal de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon.
Foto: Divulgação Prefeitura de Novo Hamburgo - Lu Freitas
Clique para ouvir esta notícia
Compartilhe
O secretário da Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, esteve reunido com o titular da Secretaria Municipal de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon, nesta quinta-feira (11), para tratar de assuntos comuns entre as duas cidades, no que se refere ao setor.
Os secretários trocaram experiências e falaram sobre ações desenvolvidas em cada município. Entre os assuntos abordados, destacaram-se a atuação das respectivas Guardas Municipais, projetos de prevenção às violências, atuação do Observatório de Segurança e o setor de inteligência e análise criminal, recentemente criado em Canoas.
O general Roberto Jungthon relatou as atividades e pesquisas do Observatório de Segurança Pública de Novo Hamburgo e sobre como os dados são trabalhados e utilizados para enfrentar a criminalidade no município. O Observatório de Canoas está sendo retomado e contará com uma equipe interdisciplinar para abastecer as forças de segurança e o setor de inteligência com informações, a fim de criar estratégias de enfrentamento à criminalidade.
“A prevenção às violências é o assunto que mais temos domínio em relação à segurança pública no âmbito municipal. Novo Hamburgo tem um amplo programa de prevenção, que transforma vidas a partir da qualificação profissional de muitos adolescentes e jovens. A troca de experiências é fundamental para que nosso trabalho seja cada vez mais eficaz e a região continue diminuindo os índices de violência”, destacou o general Roberto Jungthon.
O trabalho em conjunto entre os municípios é fundamental para levar as demandas comuns para o Governo do Estado, por exemplo. “É importante conhecer experiências que deram certo em outros municípios e que podemos, eventualmente, adotar em Canoas e melhorar ainda mais a nossa segurança pública”, completou o delegado Emerson.
Ainda participaram do encontro o secretário adjunto da Segurança Pública de Canoas, tenente-coronel Marcelo Pitta, e o diretor de Inteligência e Análise Criminal, Gilmar Puhl Tormes. A reunião faz parte de uma agenda de visitas que o delegado Emerson fará a secretários de Segurança Pública das cidades vizinhas a Canoas.