Canoas planeja aderir ao projeto Ruas Completas, que são vias desenhadas para dar segurança e conforto às pessoas e usuários de todos os modos de transporte. Para desenvolver essa ideia, na última quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade recebeu a visita do secretário adjunto de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Matheus Ayres, e da coordenadora do projeto executivo Ruas Completas, Ana Paula Hoppe Bonini.
O município se inspira no modelo que está em desenvolvimento de forma piloto no Bairro Cidade Baixa, de Porto Alegre. O projeto busca a distribuição do espaço de forma democrática, contemplando carros, pedestres, ciclistas e transporte público. A ideia é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades, usuários dos meios de transporte, respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade.
Conforme o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Marcos Daniel, o conceito tem como base distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos. Ele adianta que está em estudo iniciar o projeto em uma rua do centro de Canoas. “Ainda vamos conversar com o prefeito para definir esse projeto. Mas, ficamos satisfeitos com a reunião que fizemos com a equipe da Prefeitura de Porto Alegre, que já desenvolve projetos de Ruas Completas”, destaca Marcos Daniel.
“Essa troca de experiências com outras cidades é muito importante. Ficamos muito felizes com esse convite da equipe de Canoas para compartilharmos esse modelo que foi bem aceito pelos moradores da Cidade Baixa”, afirma Ayres
Doação de coletes refletivos para motoboys de Canoas abre inscrições
Podem se inscrever motoboys que residam em Canoas e comprovem atuação profissional, incluindo autônomos cadastrados no município; MEIs do ramo de entregas; profissionais contratados por empresas; entregadores cadastrados em plataformas.