As mulheres que buscam um recomeço de vida após vivenciarem alguma situação de violência doméstica contam com um espaço de capacitação e emancipação em Canoas. Após passar por reforma, o Centro de Convivência das Mulheres – Casa Lilás “Débora Machado” foi inaugurado nesta segunda-feira (26), dentro da programação alusiva aos 84 anos da cidade.
A Casa Lilás integra os equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher da Prefeitura de Canoas. O espaço, localizado no bairro Igara, na avenida Boqueirão, 2.170, é exclusivo para cursos de capacitação gratuitos, oportunizando a emancipação de mulheres vítimas de violência a partir da qualificação profissional.
O prefeito Jairo Jorge reafirmou o compromisso com as políticas públicas para as mulheres, em especial, na luta pelo fim da violência. “É um espaço para eternizar a memória da Débora, mas reafirmar o compromisso com as políticas de gênero. A violência e a desigualdade é um problema que, infelizmente, ainda assola a vida das mulheres. A geração de renda promove a emancipação financeira, e é o foco deste espaço”, acrescentou.
Recomeço
Para Josemery Vieira da Silva, 45 anos, o serviço significa a expectativa de um novo capítulo na sua vida. “Os cursos disponibilizados serão a minha oportunidade de recomeçar, de ser independente, de ter uma profissão e uma fonte de renda. Estou com muita expectativa para começar, pois sei que terei minha independência e conseguirei seguir com a minha vida”, salientou.
A importância do espaço foi destacada pela secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan. “Um espaço como esse é importante para as mulheres, pois antes de falar de romper ciclos, também precisamos falar de empoderamento e superação. Nós só podemos falar de enfrentamento à violência, se essa mulher tiver poder econômico e financeiro. Esse espaço é uma potência para que as mulheres consigam sair do ciclo de violência”, afirmou.
A cerimônia de inauguração contou com performance da artista Carini Pereira, Art & Dança, com a música Oração ao Tempo, de Caetano Veloso.
Homenagem
O espaço recebe o nome de Débora Machado, que foi vítima de feminicídio em fevereiro de 2022. A jovem tinha 26 anos e foi morta pelo ex-namorado na portaria de um condomínio residencial, no bairro Mato Grande. A mãe de Débora, Silvia Moraes Machado, esteve no ato e, muito emocionada, disse esperar que a tragédia ocorrida com sua filha possa servir para ajudar outras jovens. “Não tenho como explicar o que estou sentindo, mas por um lado estou feliz, pois o ocorrido com ela não vai ficar esquecido. A história dela serve para ajudar outras jovens, e ela é uma porta para que essas meninas tenham forças para procurar ajuda”, destacou.
Estrutura
Com área de 85,78 metros quadrados, o prédio agora conta com sala de recepção e espera, copa, sanitários, duas salas para ministração de cursos e uma sala multiuso. Já a área externa, com 356,27 metros quadrados, foi contemplada com paisagismo, espaço para playground, cercamento e pavimentação. Além disso, a Casa Lilás passa a ter equipamentos de cabeleireiro, utensílios e objetos de manicures que serão utilizados nos cursos profissionalizantes.