O Dia Municipal do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto em Canoas. Para comemorar a data, a Diretoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Canoas promoveu um encontro entre lideranças de diferentes grupos étnicos que compõem o município, como alemães, iugoslavos, iranianos, quilombolas, haitianos, entre outros. A reunião foi conduzida pela diretora Joana Tavares, na tarde desta quarta-feira (22).
O objetivo do encontro foi mapear os diferentes grupos étnicos e entender como eles se organizam no município. Além disso, os participantes pensaram em formas de integrar as comunidades em ações futuras. “A nossa ideia é aproximar as diferentes culturas para realizar uma integração maior e dialogar com essas lideranças sobre atividades que podem ser realizadas no município”, explica.
Joana ainda afirma que a política de igualdade racial do município tem a pretensão de ser mais ampla, para englobar todas as etnias. “Com o objetivo de planejar e construir um município voltado aos seus cidadãos, valorizando os traços culturais e étnicos, pretendemos compor um calendário cultural inclusivo para reconhecer e divulgar para todos os canoenses essa variedade cultural tão rica do nosso município”, completa.
O secretário especial da Juventude, Rubielson Medeiros, acredita que essa reunião deve ser o início de grandes projetos de integração das nações que formam o município. “Canoas, dentro da sua história, sempre recebeu muitos imigrantes, além dos grupos já tradicionais como alemães, italianos e ucranianos, atualmente, o município tem recebido haitianos e senegaleses. Então, queremos promover atividades e ações que aproximem essas etnias. Além disso, visamos estabelecer uma relação mais próxima dessas culturas com a cidade, ou seja, levar ao conhecimento dos canoenses os hábitos e traços culturais de cada nação”, explica Rubielson.