O prefeito Jairo Jorge e secretários municipais receberam, na manhã desta segunda-feira, representantes do Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan). A organização encaminhou reivindicações da categoria e pediu celeridade às decisões do município. Durante o encontro, Jairo Jorge anunciou a criação de três grupos de trabalho para analisar as sugestões apresentadas nas seguintes áreas: plano de carreira, políticas de inclusão e criação de um vale transporte/mobilidade.
“Estamos abertos ao diálogo com a categoria, como sempre estivemos. Já pedi pareceres para algumas reivindicações apresentadas, em virtude das limitações impostas pelo período eleitoral. Uma das ideias é criarmos o 14º salário, como forma de incentivo à proficiência dos professores”, anunciou o prefeito.
Também participaram do encontro o secretário de Educação, Aristeu Ismailow, as secretárias adjuntas de Educação, Érida do Amaral e Débora Vianna, e os secretários da Fazenda, João Portella, da Administração e Planejamento, Jéssica Estraich, e a Procuradora-Geral, Rosane Paiani.
Temas abordados no encontro
— Criação de auxílio mobilidade: valor a ser definido para deslocamentos dos profissionais da Educação — Pagamento do piso nacional referente aos anos 2023 e 2024 — Revisão do plano de carreira — Eleições nas escolas — Completar o quadro de profissionais — Reforma nos prédios — Celeridade na liberação de promoções — Rapidez na prestação de informações — Promoção de ajustes na educação inclusiva — Revisar a situação dos aposentados no Canoas PREV — Criar voucher cultural — subsídio em dinheiro para compra de livros etc. — Realizar estudos para criação do 14ª salário — Instituir novo concurso