O 5º Movimento Azul uniu cavalgadas, esportes campeiros e palestras de conscientização para alertar sobre a necessidade dos cuidados com a saúde do homem. A iniciativa, realizada no Parque Eduardo Gomes, neste domingo (28), contou com a parceria do Piquete Tio Ivo, da Prefeitura de Canoas e da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC). O projeto, em alusão ao Novembro Azul, busca reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, para aumentar as chances de cura da doença.
Segundo o diretor de Tradicionalismo da Secretaria da Cultura, Elcion Brys Gularte, a medida tem o objetivo de mobilizar o movimento tradicionalista de Canoas em ações de sensibilização. “Mais uma vez, o nosso movimento tradicionalista aqui de Canoas dá um show de solidariedade, de conscientização e de cultura neste projeto tão importante”, destacou.
A programação teve início às 7h, com um café da manhã no Piquete Tio Ivo. Em seguida, os participantes fizeram uma cavalgada nas ruas do entorno do Parque, buscando chamar a atenção dos canoenses que passavam pelo local.
Durante a tarde, foram realizadas palestras de conscientização sobre a saúde do homem, com profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, e oferecidos serviços gratuitos, como cortes de cabelo e barbeiro, além de espaços de recreação para crianças.
Uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer ainda promoveu a 1º edição dos Esportes Campeiros, que contemplou modalidades como futebol de bombacha, prova do couro, estafeta, argola, prova de rédea, vaca parada, bocha campeira e truco, com direito a troféu para os participantes.
Durante todo o dia, também houve arrecadação de alimentos não perecíveis para o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Os protocolos de prevenção à Covid-19 foram respeitados.