A 30ª Feira do Peixe de Canoas já está oficialmente aberta. Nesta terça-feira (04), cinco pontos da cidade recebem as bancas com pescados industrializados, como filés, bolinhos e frutos do mar. As vendas ocorrem de terça a quinta-feira, das 8h às 20h, e, na sexta-feira, das 8h às 12h. O evento tem organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Smedeti) e conta com uma série de alternativas de produtos de pescados para os mais variados tipos de cardápios.
Para o feirante da Banca Capesca, Vinicius Carvalho D’Avila da Silva, de 31 anos, a expectativa é alta para as vendas nestes dias. “Já participamos aqui faz uns 10 anos. O primeiro dia normalmente é mais tranquilo, o pessoal acaba deixando para comprar mais no final da semana. Este ano, como é início de mês, o pessoal recebe, então a perspectiva é de bastante movimento e boas vendas por aqui”, destaca. A canoense Denir Cruz, de 70 anos, garantiu as compras para a Sexta-feira Santa e Páscoa. “É a primeira vez que eu venho na feira e achei muito boa! Os preços são bons e tem bastante variedade”, comenta.
O secretário da SMDETI, Daurinei Alt, destaca que a feira fomenta a economia e gera renda aos feirantes, além de facilitar à população a compra de pescados de qualidade com valores acessíveis. “Este ano esperamos superar a marca de 2022, onde foram vendidas 15 toneladas de peixes. Temos 23 bancas distribuídas em cinco pontos da cidade, oferecendo grande variedade de produtos. Portanto, convidamos à todos para adquirirem seus peixes com os nossos feirantes”, comenta.
Locais e serviços: Centro: Rua Cônego José Leão Hartmann – com seis bancas e oferta de peixes assados na taquara e frito Mathias Velho: Em frente à Igreja São Pio X – com quatro bancas e venda de peixe vivo Niterói: Junto à Praça Dona Mocinha – com quatro bancas Guajuviras: Rua 1, próximo da rótula – com sete bancas e venda de peixe vivo Rio Branco: Praça Cônego Lotário Steffens – com duas bancas
Texto: Marina Staudt – PMC Edição: Alan Cardoso – PMC