Ação lembra dia de São Sebastião, Oxóssi e Odé no Centro

Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Social realiza evento no Calçadão

Foto: Vinicius Thormann

Quem chegou ao município pela Estação La Salle ou circulou pelo Calçadão de Canoas na manhã desta segunda-feira (20) teve a oportunidade de demonstrar sua fé. Uma imagem de São Sebastião, que representa também Oxóssi na umbanda e Odé nas religiões de matriz africana, esteve exposta no local para espalhar suas energias de cura coletiva neste ano que se inicia.

Conforme o diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Social, Saulo da Silva Gil, o objetivo da ação é promover a visibilidade à data que faz parte do calendário municipal. “Canoas é uma cidade possuidora de uma gigantesca diversidade religiosa e cultural e que conta com políticas públicas voltadas à visibilidade das crenças como um todo. Neste 20 de janeiro estamos recebendo a população para esta data sincrética tão importante que também nos traz a reflexão sobre meio ambiente e ecologia por Oxóssi ser um caboclo das matas”.

Para o Pai Silvio de Oxalá, a aproximação com a comunidade é fundamental. “Para nós umbandistas e espíritas, as religiões estão interligadas com cada um interpretando de sua maneira, mas sempre interligadas. Nesse ponto Oxóssi, seu Odé, ou São Sebastião, por ser um grande guerreiro, protetor espiritual das matas, está aqui para nos trazer a riqueza do alimento e da saúde, com suas ervas, e espalhar suas energias para uma cura coletiva da humanidade”.