Promover a integração entre as instituições e oferecer o conhecimento básico para o primeiro atendimento. Este é o objetivo da Formação de Primeiros Socorros para Agentes de Trânsito de Canoas, que acontece até esta quarta-feira (8), no auditório do Canoasprev. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM) com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O titular da SMTM, Marcos Daniel, ressalta a importância do trabalho da fiscalização de trânsito e a responsabilidade sobre a vida das pessoas que circulam por Canoas. “No momento em que saímos de nossas casas já fazemos parte do trânsito, por isso, a qualificação do trabalho dos agentes traz mais segurança para os canoenses”, finaliza.
Divididos em duas turmas, os participantes conheceram as estruturas de saúde da cidade e como proceder em diferentes situações. O coordenador de Enfermagem do SAMU de Canoas, Gustavo Corrêa, salientou que é preciso levar o paciente ao lugar adequado para cada tipo de atendimento. “Isto faz toda a diferença”. Ele enfatizou a importância da integração do SAMU, agentes de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
Na segunda parte do treinamento, os agentes tiveram noções práticas de primeiros socorros, como agir, como acionar o apoio e os protocolos de atendimento de massagens cardíacas, traumas e outros procedimentos de emergência.
Agente de trânsito em Canoas há 22 anos, Letícia Farias de Oliveira considera que a capacitação é muito necessária para diversas ações que acontecem na rua com frequência. “Muitas vezes, ficamos inseguros em fazer um procedimento, porque não dominamos a área, por isso, este treinamento é eficiente”, avalia.