A Prefeitura de Canoas aguarda a chegada das doses da vacina contra a Covid-19 destinadas às crianças entre 5 e 11 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, as primeiras unidades começam a chegar no Brasil a partir desta quinta-feira (13). As doses pediátricas serão distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa. Em Canoas, o público alvo nesta faixa etária é de 30.718 crianças.
O secretário de Saúde, Maicon Lemos, diz que ainda não sabe quantas vacinas serão destinadas para Canoas nesta primeira etapa. O município seguirá o calendário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), que prevê a disposição para aplicação. Terão prioridade crianças com comorbidades e deficiência permanente. Em seguida, as demais em ordem decrescente, iniciando pelos 11 anos.
Lemos reforça a importância de os pais imunizarem seus filhos assim que a vacina estiver disponível. Não será necessária recomendação médica para a aplicação. A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.
Ele reforça ainda a necessidade da prevenção com a vacina, uso da máscara e álcool gel. “As pessoas relaxaram com a chegada do verão, ao mesmo tempo, tivemos a chegada da variante ômicron, que potencializou o número de casos. Temos que continuar mantendo todos os cuidados”, enfatiza.