A Secretaria Adjunta de Diversidades e Comunidades Tradicionais comemorou, nessa quarta-feira (16), o Dia da Umbanda em Canoas. Adeptos de vários terreiros da cidade se concentraram no Calçadão do Centro e participaram de uma caminhada até a Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura.
O evento celebrou os 114 anos da Umbanda, religião que surgiu em 15 de novembro de 1908, através do médium Zélio Fernandino de Moraes. Além de o 15 de novembro ser considerado o Dia Nacional da Umbanda, Canoas instituiu, em 2006, o Dia Municipal da Umbanda na mesma data.
Para o secretário de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago, o ato demonstrou a força e a resistência das religiões de matriz africana.
“Esse dia representa muito para todos nós, umbandistas, além de ser mais um dia de luta contra o preconceito e a intolerância religiosa. É uma vitória e iremos comemorar com muita festa e alegria sempre. O fato de a Prefeitura de Canoas reconhecer a importância desta data nos deixa com o coração um pouco mais leve, por saber que vivemos em uma cidade que respeita a diversidade religiosa.