A busca permanente da qualidade do consumo das águas é norteadora de um direito humano fundamental que anima a boa vida em sociedade. Com essa premissa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ritter, vai sugerir ao prefeito Jairo Jorge que assine a renovação do convênio com o Consórcio Pró-Sinos. “Esta integração aproxima os moradores, as Prefeituras e a recuperação sistêmica desta bacia hidrográfica tão importante para a qualidade de vida das cidades que a integram”, avalia Ritter.
Em reunião nesta terça (19), com o diretor geral e o diretor técnico do Consórcio, Luciano Machado e Hener de Souza Nunes Júnior, foi tratada a renovação do contrato para o ano de 2021. O Pró-Sinos existe para defender, ampliar e promover a interação, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços públicos de saneamento básico nos municípios que o integram, como Canoas.
O Pró-Sinos também realiza estudos de natureza técnica e social nas áreas de meio ambiente e saneamento e desenvolve um programa permanente de educação ambiental.
“Pois o Pró-Sinos historicamente tem desenvolvido ações de parceria com os municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Ações integradas e executivas do Comitê Sinos são fundamentais na qualidade da água, nas medidas de monitoramento e parceria de políticas públicas entre os municípios”, avalia Paulo Ritter.