A Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes recebeu, nessa terça-feira (11), representantes da Diretoria de Igualdade Étnico-Racial do Governo do Estado e do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene). O objetivo da reunião foi construir a próxima eleição do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
De acordo com a secretária especial da Coordenadoria, Ednea Paim, o objetivo desta construção é promover a participação popular em uma pauta de extrema importância para a população. “Nós lutamos diariamente pelo enfrentamento à discriminação e pela promoção dos direitos fundamentais de diferentes grupos étnico-raciais, principalmente da população negra, e o Conselho tem um papel importante, pois é uma forma de viabilizar a participação popular e o controle social democrático”, destacou.
O Compir visa acompanhar e verificar o funcionamento dos serviços prestados por entidades governamentais ou não-governamentais às comunidades negra, indígena e outros grupos étnico-raciais do município. Além disso, também recebe e encaminha denúncias sobre discriminação étnico-racial para as providências cabíveis, dentre outras atribuições.
Participaram da reunião, o presidente do Codene, Márcio Oliveira; a secretária executiva do Codene, Cláudia Dutra; o antropólogo da Diretoria de Igualdade Étnico-Racial do Governo do Estado, Marco Poglia, e a secretária adjunta do Escritório de Participação e Mobilização de Canoas, Simone Mirapalhete.