Empolgação e vibração marcaram os dois dias de disputas da modalidade de handebol pré-mirim da Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023. O evento reuniu cerca de 120 alunos, no Centro de Esporte e Lazer São Luís, entre terça (4) e quinta-feira (5), nas categorias masculina e feminina.
Além de alunos e professores, a competição envolve também as famílias, que participam ativamente das atividades com os filhos. “O Ceca é muito importante para as meninas que estão iniciando agora no handebol, é muito bom porque ajuda a motivar, para ter um futuro melhor e para focar mais nos estudos. Estar vindo aqui prestigiar elas é muito bom” destacou Carine Mancy, mãe de aluna da EMEF Arthur Pereira de Vargas.
“A gente já participa há mais de sete anos do Ceca e, pra nós, é de fundamental importância ter essa vivência de sair da escola, competir e ser protagonistas. É uma mudança de visão e de comportamento que eles têm. Isso gera muitas memórias boas, além de criar um vínculo legal entre a escola e os alunos junto com a comunidade”, comentou o professor Diego Peres Muller, da EMEF Paulo Freire.
Alunas que participaram dos jogos nesta quarta-feira carregam a experiência de outras participações e o entusiasmo da estreia. “Eu já participei umas três vezes, jogando futebol e handebol, e o Ceca é muito bom” comentou a estudante Helen, 11 anos. Já Juliane e Victória, ambas com 10 anos, participaram pela primeira vez. “Está sendo muito legal, estou dando meu melhor e a equipe também”, destacou Juliane. “Está sendo uma experiência muito legal, eu nunca tinha participado antes”, completou Victória.
As categorias mirim, infantil e juvenil de handebol serão disputadas no próximo mês.
Sobre o Ceca
O Ceca mobiliza estudantes das redes municipal, estadual e particular. O evento busca oportunizar a atividade competitiva em âmbito escolar e a revelação de talentos com potencial esportivo, além de proporcionar situações para educação e integração entre alunos através do esporte. A competição conta com as modalidades de judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol, skate e hóquei. A novidade deste ano é a inclusão das categorias de ginástica rítmica e artística.