Uma tarde especial para lembrar como é divertido ser criança foi o que aconteceu nesta quinta-feira. Crianças acompanhadas pelas mães e avós participaram de atividades ligadas ao Primeira Infância Melhor/Criança Feliz (PIM/CF), projeto intersetorial realizado pelas secretarias de Saúde, Cidadania, Educação e Esporte e Lazer. O evento aconteceu no Centro de Esporte e Lazer São Francisco.
A ação alusiva ao mês da criança, contou com atividades lúdicas voltadas aos pequenos de 0 a 4 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo PIM/CF. A iniciativa marca a importância da integração da família oportunizando e promovendo o acolhimento e o fortalecimento de vínculos através de momentos de alegria e diversão.
A contação de histórias foi feita pela Professora Maluquinha, personagem lúdica que recebeu os olhares atentos das crianças a cada movimento. Ela ganha voz através da pedagoga Christiane Costa de Oliveira, da Secretaria de Educação. A política de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde também se fez presente por meio de instruções sobre alimentação saudável.
O Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Jerson Cunha falou sobre a importância da realização dessas atividades, “A Smel desenvolveu atividades lúdicas de aprendizado, desenvolvimento motor e psicomotricidade. Os circuitos e exercícios coordenativos ajudam na construção da consciência corporal que é fundamental para a compreensão do corpo, do espaço e dos movimentos”. Ele destacou a satisfação de fazer parte desse conjunto de atividades desenvolvidas entre as secretarias parceiras. “Ali estavam as mães e avós participando juntas fortalecendo e valorizando o vínculo parental, um dos objetivos do programa”, complementa Jerson.
Fizeram parte do evento a Psicóloga Cláudia Würch, da Secretaria Municipal de Saúde, a Assistente Social Vanessa Rehermann, da Cidadania e Letícia Alderete, Pedagoga e Assessora de Gabinete da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Ações como essa que ofertam atividades sociais, físicas e cognitivas são fundamentais na infância, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral da criança”, comentou Angélica Forster, Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e integrante do programa.
Primeira Infância Melhor
O programa é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância que atende gestantes e famílias em situação de vulnerabilidade social, com crianças de 0 a 4 anos incompletos, em três territórios do município: Guajuviras (Comtel), Mathias Velho e Harmonia.