Nesta segunda-feira (5), 3.008 idosos com 63 ou mais completaram o esquema da vacina contra a Covid-19 com a segunda dose da AstraZeneca. A vacinação ocorreu em 20 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 15h.
As doses de reforço estavam disponíveis para as pessoas que haviam feito a primeira aplicação até o dia 10 de abril. Caso de Maria Regina, 64 anos, moradora do bairro Estância Velha. “Estou muito feliz e agradecida. Me sinto mais segura, dá um certo alívio, mas os cuidados vão continuar os mesmos”, contou. Emocionada, Ana Rosa, 65 anos, também moradora do Estância Velha, comentou a expectativa pelo reencontro com os filhos e os netos, previsto para ocorrer daqui a 20 dias, após o período necessário para que o sistema imunológico crie os anticorpos. “Estou louca de saudade deles”, contou.
O mutirão deu início a um cronograma organizado pela Secretaria Municipal da Saúde para atender a população que está completando os três meses de intervalo recomendado entre as duas doses do imunizante produzido pela Fiocruz (confira as datas abaixo). Quem recebeu a primeira dose até 10 de abril e não compareceu hoje para a dose de reforço deve procurar a Sala de Imunização do Hospital Universitário de Canoas (HU), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta que é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 e a administração do imunizante da gripe. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelos seguintes canais de comunicação: 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.
Cronograma da 2ª Dose da AstraZeneca
Dia 5 de julho – pessoas a partir de 63 anos que fizeram a 1ª dose até 10 de abril
Dia 16 de julho – pessoas a partir de 61 anos que fizeram a 1ª dose até 17 de abril
Dia 24 de julho – pessoas a partir de 60 anos que fizeram a 1ª dose até 24 de abril
Dia 29 de julho – pessoas a partir de 60 anos que fizeram a 1ª dose até 1º de maio