Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Pablo-Reis1-8-125x125.jpg
Idosos

Em um ano, Central da Pessoa Idosa de Canoas atendeu mais de 5 mil idosos

Objetivo da Central é ser um elo entre os idosos e os serviços públicos do município
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Canoas possui aproximadamente 44 mil idosos e, há um ano, eles contam com um serviço direcionado especificamente para atender às suas necessidades: a Central da Pessoa Idosa, inaugurada no dia 14 de fevereiro de 2019. Com o objetivo de ser um canal entre os idosos e os serviços públicos do município, a Central realizou 5.380 atendimentos nesse período.

Além de orientação sobre os direitos dos idosos, a Central ainda realiza averiguação de denúncias, como de abuso financeiro, abandono ou maus tratos; realiza a confecção de credencial especial de estacionamento; faz proposição de eventos para envelhecimento ativo e campanhas de conscientização; articula com outros equipamentos públicos de proteção aos idosos, como assistência social, albergue, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), entre outros. Por mês, em média, dois idosos se perdem e são direcionados de volta para a família pelos profissionais da Central.

Além disso, a equipe da Central da Pessoa Idosa é a responsável pela gestão do Gerações, programa inédito no país, que busca a reinserção de idosos no mercado de trabalho por meio de capacitações, promove a inclusão digital, a qualidade de vida e a geração de renda. O Programa está em sua terceira edição e as aulas iniciam no dia 31 de março, com uma turma formada por 60 idosos. Em 2019, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, recebeu o Prêmio Gestor Público pelo programa Gerações.

Para Busato, a Central coloca Canoas no patamar de um município que está fazendo algo de verdade em prol das pessoas idosas. “Desde o início da gestão, estamos valorizando as políticas públicas voltadas aos idosos, garantido os direitos desse público e ampliando ações que garantam um envelhecimento ativo”, destaca o prefeito.

José Silva Vargas, de 69 anos, esteve na Central para fazer o cartão de estacionamento e comenta sobre a importância do espaço: “é fundamental para nós, idosos, ter um local de referência assim, onde a gente sabe que é só chegar, que vai ser bem atendido e orientado. Além disso, a Central é muito bem localizada, o que facilita muito o acesso”.

A coordenadora da Central, Camila Ferreira, explica que a maior demanda é de orientação. “A Central é uma porta aberta para atender todos os idosos, após a escuta, encaminhamos as demandas e realizamos a orientação necessária. A nossa premissa é justamente essa de ser um elo entre a terceira idade e demais serviços do município”, ressalta.

Camila ainda afirma que, a partir da próxima semana, o local deverá realizar tutoria de smartphones para os idosos. “Identificamos que há uma grande demanda para aprender a usar o celular. Eles querem utilizar o Canoas GoBus, aplicativos de transporte e também as redes sociais”, comenta. A consultoria acontecerá durante duas horas na semana e os interessados devem marcar horário. A Central fica localizada no Centro da cidade, na rua Victor Barreto, 2970, junto ao prédio da Sonepar.

Confira alguns serviços da Central da Pessoa Idosa:

Inscrições e informações do Programa Gerações;

Confecção de credencial de estacionamento da pessoa idosa;

Informações sobre as ILPI’s (Instituições de Longa Permanência do Idoso) do município;

Acolhimento das demandas inerentes à terceira idade;

Orientação sobre os direitos das pessoas idosas;

Articulação do trabalho intersetorial para a longevidade;

Promoção de eventos, palestras e formações para a terceira idade.

Assessoria de Comunicação