Todas as 83 escolas da rede municipal de Canoas terão novidades para este ano letivo. A Secretaria da Educação (SME) irá fornecer 322 mesas interativas para os alunos das EMEIs, EMEFs e Centros de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIAs). Como preparativo para esta nova tecnologia, as equipes diretivas da rede municipal participaram de uma formação completa referente ao programa. O investimento para aquisição das mesas foi de R$ 7.511.873,60.
A secretária da Educação, Beth Colombo, destaca a importância dos recursos tecnológicos na rede de ensino. “A inclusão da tecnologia na educação é um recurso fundamental para motivar os alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico e efetivo. É fundamental também darmos recursos e orientação para que os nossos profissionais estejam devidamente preparados para esta nova ferramenta”.
De acordo com Silvia Senna, da equipe Google da SME, as mesas interativas são mais práticas e focadas em alunos menores. “O diferencial é que o programa é limitado a um único site, onde os professores podem selecionar jogos e atividades para os alunos. Como elas são bem pequenas em proporção e ficam no chão, são mais práticas e fáceis de serem movidas, além de ajudar o uso para os alunos pequenos. As mesas também possuem recursos de inclusão, podendo ser utilizadas pelos alunos dos nosso CEIAs”.