Na tarde desta segunda-feira (03), as escolas vencedoras das principais categorias da 10ª Feira Municipal Científica de Canoas (Femucicet) começaram a receber suas premiações, como forma de reconhecimento pelos trabalhos apresentados no evento. Ao todo, serão nove computadores, nove notebooks e três aparelhos de ar-condicionado para as instituições públicas de ensino que obtiveram os melhores resultados.
Segundo a diretoria de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a Feira busca “estimular a participação colaborativa de professores e de estudantes da educação básica em projetos de pesquisa”. Com a participação de diversas disciplinas, em conjunto, o evento estimula a criatividade e a inovação, em todos os níveis de ensino oferecidos pela rede.
“É uma ação importante para a nossa rede, pois fomenta a participação de crianças e estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Percebemos uma evolução na trajetória desses alunos, porque participam desde bem pequenos. Estimulamos esse pensamento crítico e científico. Isso cria hipóteses para problemas que surgem na vida real”, explicou Gabriele Bonotto, chefe de unidade da SME e uma das responsáveis pela Feira.
Confira a lista de escolas premiadas:
Pesquisa Destaque em Rede (com vaga para a Mostratec) – 1 computador para cada
escola – EMEF Ícaro, EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, EMEF Jacob Longoni, EMEI Pintando o Sete, EMEI Profª Terezinha
Tergolina e EMEI Vó Sara.
Pesquisa Destaque com menção honrosa (sem vaga para a Mostratec) – 1 notebook
para cada escola – EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, EMEF Paulo Freire, EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti, EMEF Rio de Janeiro, EMEF Tancredo de Almeida Neves, EMEF Erna Würth, EMEI Vó Picucha, EMEI Carrossel e EMEI Gilda Schiavon.
Escola Pesquisadora (escola com mais pesquisas na Feira) – 1 computador e 1 ar-condicionado – EMEF Assis Brasil, EMEF Governador Leonel de Moura Brizola e EMEI Gilda Schiavon.