Nesta terça-feira (29), a Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro realizou o 7° Encontro de Formação Pedagógica. Ao todo, 32 professores de Geografia e História dos anos finais da rede municipal participaram de uma saída de campo até a Fazenda Guajuviras. Os profissionais realizaram uma caminhada nas trilhas do parque até o lago, explorando a importância da preservação das nascentes.
Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a formação iniciou com a palestra do biólogo Augusto Azambuja, que falou sobre a construção do Parque Ambiental Fazenda Guajuviras, explorando a estrutura de um jardim botânico como plantas invasoras, nativas e microclima. “O objetivo da atividade é a valorização do parque que visa promover o conhecimento e elevar a consciência pública sobre a importância vital da flora para muitos propósitos, incluindo benefícios dos serviços ecossistêmicos, medicinais e econômicos”, ressaltou o biólogo.
Segundo Rodrigo Fagundes, Assessor Pedagógico das Ciências Humanas da SME, as saídas pedagógicas são uma ótima estratégia na vida escolar dos alunos das escolas. “Além de explorar a Educação Ambiental e a preservação do patrimônio natural do município, a atividade de hoje mobiliza os professores a considerarem as saídas pedagógicas como uma importante estratégia de aprendizagem aos nossos estudantes”.
A ação foi realizada em parceria pelas Secretarias de Educação e do Meio Ambiente.