Um dos principais eventos da diversidade religiosa do município de Canoas, a 31ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá deve reunir mais de 5 mil pessoas no próximo dia 2 de fevereiro. A projeção é do diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Social, Saulo da Silva Gil, apontando que a data neste ano cai em um domingo. “Será um grande evento. Esperamos superar a média de público já que as comemorações acontecem num final de semana, o que facilita muito para as famílias que querem prestigiar o evento e demonstrar sua devoção”.
Voltadas à valorização do sincretismo, a Festa de Navegantes 2020 envolve a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Federação Afro Umbandista e Espiritualista Do Rio Grande Do Sul (Fauers), a Associação de Pescadores da Praia do Paquetá e a Prefeitura Municipal de Canoas.
As atividades têm início às 8 horas, com missa na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na rua Ana Nery, bairro Rio Branco, de onde uma imagem segue em procissão fluvial até a Praia do Paquetá. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na rua Marechal Mallet, no bairro Harmonia, ocorre missa às 8h30 e, após, a imagem segue em carreata até a Praia do Paquetá.
O grande ato inter-religioso ocorre no Paquetá às 11 horas, seguido pela inauguração da 2ª fase do Santuário Sincrético Ecológico de Canoas, com suas 14 imagens dos Orixás, completando o grande projeto do Santuário na Praia do Paquetá. “É o segundo ano que estas entidades se unem para o ato inter-religioso. Além disso, a conclusão do Santuário Ecológico de Canoas, proposto pela Fauers, vem dando muito certo, inclusive impulsionando o turismo religioso no município”, apontou Saulo da Silva. As festividades seguem pela parte da tarde. Às 15 horas acontece a oração do Terço junto à Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e, às 18 horas, o encerramento das festividades com a oração da Ave Maria. “Toda comunidade católica, afro umbandista e devotos de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá está convidada”, convocou Saulo.
Cronograma do evento:
8h –Missa na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição 8h30 –Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus 9h30 –Carreata da SCJ até a Prainha Paquetá 10h –Procissão fluvial 11h –Bênção dos barcos 11h15 –Ato inter-religioso 12h –Inauguração da 2ª fase do Santuário Sincrético Ecológico de Canoas 12h30 –Bênção da saúde 15h –Oração do terço junto à imagem de Nossa Senhora dos Navegantes 18h –Oração da Ave Maria
“Encontros do Axé” encerra jornada de atividades com representantes das religiões de Matriz Africana
Em um espaço de amplo debate de ideias, líderes religiosos estiveram reunidos na atividade promovida pela Coordenadoria da Diversidade e Comunidades Tradicionais.