A Prefeitura de Canoas promoveu nesta quinta-feira (12), o Fórum de Avaliação do Plano Municipal de Educação. Professores, diretores e representantes de todas as redes de ensino da cidade se reuniram, na Ulbra, para debater as metas a serem atingidas pelo Plano Municipal da Educação (PME), para melhorar os índices educacionais até o ano de 2025. O evento contou ainda com a participação de vereadores de Canoas.
O Plano Municipal de Educação foi elaborado com a participação da sociedade civil e segue as diretrizes do Plano Nacional de Educação. Trata-se de um documento que contém 20 metas a serem atingidas para melhorar a qualidade da Educação. A cada meta são atribuídas estratégias a serem desenvolvidas para que o plano seja concretizado na prática. O Fórum de Avaliação do PME precisa ser realizado a cada dois anos, conforme determina a Lei 5.933/15 e serve para monitorar e avaliar se as metas estão sendo cumpridas.
A secretária da Educação, Neka Escobar, destacou no início da atividade a importância do diálogo para a construção de políticas públicas eficientes. “Esse é um momento de reflexão e de pensar no futuro. Quero agradecer aqui a todos aqueles que estiveram envolvidos na construção e aprimoramento do Plano Municipal de Educação, um documento plural e democrático”, concluiu.
A coordenadora-geral do PME de Canoas, Juliana Aquino Machado, afirmou que o Fórum de Avaliação “tem objetivo de melhorar os resultados da educação, na medida em que propõe discussões e articulações entre as diferentes redes de ensino, bem como através do monitoramento e avaliação do plano”.
Depois de consolidado pelo colegiado, o Plano Municipal de Educação é aprovado pela Secretaria da Educação de Canoas e encaminhado ao Legislativo municipal para aprovação de lei.