Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Vinicius-Thormann-12-1.jpg

Frota de Canoas conta com 18 novos ônibus a partir desta quinta

Ao todo, desde o ano passado, 68 novos ônibus foram inseridos no sistema de transporte público do município
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

A população de Canoas agora conta com o serviço de mais 18 novos ônibus para o transporte urbano. A entrega dos veículos ocorreu na tarde desta quinta-feira (8), no Centro da cidade. Os 18 ônibus ficaram expostos na avenida Victor Barreto e chamaram a atenção de quem circulou na região, principalmente de quem aguardava nos pontos de ônibus da via. São 11 veículos na cor azul, que passam a integrar o sistema de transporte convencional, e outros 7 veículos na cor vermelha, contemplando a primeira renovação de ônibus do transporte seletivo.

Após notificação realizada pela Prefeitura Municipal, a Sogal, empresa responsável por operar o serviço na cidade, se comprometeu a seguir um plano de renovação da frota para Canoas. Desde janeiro de 2017, a atual gestão está trabalhando nas questões do transporte público no município, acompanhando de perto o trabalho da empresa para que preste um serviço de qualidade para o contribuinte. Em menos de dois anos, a cidade já conta com 68 novos ônibus inseridos no sistema público de transporte. No ano passado, foram entregues 33 novos ônibus, todos com acessibilidade, câmeras de segurança, ar condicionado e wi-fi. Este ano já foram 17 e, agora mais 18, todos nos mesmos moldes e padrões de fabricação.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Ademir Zanetti, destacou os esforços das partes envolvidas para a prestação de um serviço de qualidade ao cidadão. “Mesmo diante das dificuldades e entraves, a Prefeitura e a Sogal não estão medindo esforços para cumprir todas as exigências necessárias para adequar o transporte público em Canoas. Um exemplo disso é a questão da frota acessível. Quando assumimos, 54% dos veículos eram adaptados. Atualmente, 94% dos ônibus oferecem acessibilidade para os usuários”, ressalta Zanetti.

No total, R$ 19,8 milhões foram investidos até agora. O prefeito Luiz Carlos Busato reafirmou o compromisso com o canoense para uma fiscalização ainda mais efetiva da prestação do serviço, a fim de garantir qualidade e bom atendimento ao cidadão. “Desde 2009 não era feito um investimento neste patamar e, em 2016, nenhum ônibus novo foi adquirido. Por conta desse déficit é que exigimos da Sogal um plano de renovação. Esse é o compromisso da nossa administração com relação à qualificação do transporte público na cidade”, afirma Busato.

Atualmente, Canoas conta com uma frota de 138 veículos. O plano de renovação ainda prevê a chegada de novos veículos para o próximo ano. O prefeito elogiou a qualidade dos ônibus e fez questão de pontuar outras vantagens para o canoense. “Com certeza, temos a frota mais moderna de toda a Região Metropolitana. Estes novos ônibus também estão equipados com sistema GPS, que permite a checagem da movimentação dos veículos em serviço. Em breve, vamos lançar um aplicativo para o próprio passageiro acompanhar em tempo real a localização do seu ônibus”, finaliza.

Assessoria de Comunicação