A equipe cirúrgica do Hospital Nossa Senhora das Graças passou a realizar, na quinta-feira (7), um procedimento inédito na instituição: a gastrostomia endoscópica percutânea. O paciente de 41 anos sofre de distonia muscular generalizada, uma neuropatia degenerativa, que causa contrações involuntárias, dificultando a dieta oral, e foi operado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o cirurgião e endoscopista Delber Schirmer, “o método permite empregar a dieta enteral de forma menos invasiva e agressiva, inserindo a sonda por endoscopia através da pele, e é indicado para suporte nutricional adequado de pacientes que não conseguem fazer a alimentação adequada pela boca”. O médico foi assistido pelo residente de cirurgia Lucas Canova.
O paciente passa bem e já recebe a alimentação, através do tubo inserido na parede abdominal. As neuropatias são as principais indicações para o procedimento, como doença de Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC), além de alguns tipos de câncer, distúrbios de deglutição secundários e neoplasias de cabeça e pescoço e de esôfago. A partir de agora, o procedimento passa a ser realizado como rotina pelo corpo cirúrgico do hospital. “É um ganho para os pacientes, que poderão receber a sonda para a alimentação enteral com mais segurança, sem precisar passar por uma cirurgia invasiva”, destaca Schirmer.