Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/hu-mosaico.jpg

HU – Sentimentos moldados em pedacinhos coloridos para recuperar a saúde mental

Download Imagem Original

Foto: Arthur Ghilardi / Divulgação HU

Quadradinhos coloridos feitos de EVA são colados numa folha de ofício para formar desenhos de mosaico que enfeitam uma das salas do departamento adulto de Saúde Mental do Hospital Universitário de Canoas (HU). Os trabalhos, assim como as cestas feitas com papel jornal, buscam motivar os pacientes para a vida, incentivar a socialização e estimular o desenvolvimento das suas potencialidades. Toda a atividade é conduzida pela terapeuta ocupacional Salete Weber, que atua há um mês no do complexo de saúde.

Uma árvore da família usando filetes de jornal com os nomes dos filhos de alguns pacientes ou ainda os instrumentos de violão que embalam canções de Nando Reis também fazem parte dos trabalhos, respeitando as condições de cada pessoa. “A maioria dos pacientes apresentam risco de suicídio, psicose, alucinações. São pessoas com dependência química, vítimas de abuso, violência doméstica, entre outros problemas ou distúrbios e costumam ter uma média de 15 a 20 dias de internação até estabilizar a medicação”, explica a terapeuta.

O HU conta com os departamentos de Saúde Mental Infantil e Adulto, que ficam no 9º e 10º andar. Na parte adulta, são oferecidos 30 leitos para internação. Nesta quinta-feira (04), 22 pacientes adultos estão internados, conforme o coordenador da área de Saúde Mental do HU, Manoel Garcia Junior.

Atividade musical sendo desenvolvida