A Prefeitura de Canoas oferece um desconto de 15% para quem realizar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única até o dia 2 de janeiro. Os boletos estão sendo entregues nas residência pelos correios, mas o contribuinte também pode realizar a impressão no portal da Prefeitura, por meio deste link. Além do desconto de 15% pela antecipação, a Prefeitura ainda oferece o bônus de adimplência de 2,5% para quem estiver com todos os tributos em dia no último ano, e 5% para quem estiver com as contas do imóvel em dia há dois anos ou mais. Os carnês enviados contêm o IPTU juntamente com a taxa de coleta de lixo, já com os devidos descontos.
O contribuinte pode optar por pagar seu IPTU de forma parcelada utilizando o carnê, são 8 parcelas consecutivas e o vencimento da primeira é no dia 10 de fevereiro. Neste caso, não há o desconto pela antecipação (15%), pode haver apenas o desconto de “bom pagador”, que é o bônus de adimplência de 2,5 ou 5%.
De acordo com o diretor de Atendimento e Arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Jackson Matzenbacher Pontes, neste ano, não houve aumento do IPTU, apenas reajuste de 4,53% relativo à inflação conforme a variação do Índice Nacional de Preços Consumidor Amplo (IPCA).
Canoas tem aproximadamente 140 mil cadastros de imóveis e a Prefeitura tem uma expectativa de que 50% dos contribuintes paguem em cota única, conforme ocorrido nos dois anos anteriores. “O IPTU é um dos impostos mais importantes para a receita do município, pois é um recurso livre e garante o pagamento de diversos serviços essenciais, como a iluminação pública, escolas municipais, serviços oferecidos pela saúde, dentre outros”, destaca Pontes.
Quem estiver com o IPTU em atraso, poderá regularizar a situação na Unidade de Atendimento, na rua Frei Orlando 68, Centro, das 9h às 17h, para parcelamento, ou ainda na subprefeitura de cada quadrante para retirar a guia para pagamento.