A Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023 começa no dia 18 de maio. A abertura acontece com as disputas na modalidade xadrez, das 8h às 17h, no Colégio Maria Auxiliadora. A novidade deste ano é a inclusão das categorias de ginástica rítmica e artística.
O calendário dos jogos segue até novembro. O evento promete movimentar a rotina dos estudantes das três redes de ensino: municipal, estadual e particular. A expectativa é de ultrapassar a marca de 2022, quando mais de quatro mil alunos participaram da competição.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) é a responsável por organizar e realizar a competição, que busca oportunizar e estimular a participação e a prática esportiva estudantil. “O Ceca, além da oportunidade de participação e desenvolvimento esportivo, também é a forma de revelar talentos do esporte e promover ações de cooperação e cidadania”, avalia a diretora de Esporte Educacional da Smel, Ruth Grandini. Ela destaca, ainda, que é um momento de demonstrar algumas das atividades desenvolvidas no programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF).
Modalidades
Atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, judô, xadrez, hóquei, skate, ginástica artística (naipes masculino e feminino) e ginástica rítmica (naipe feminino).
Categorias
Pré-Mirim – nascidos em 2012
Mirim – nascidos em 2010/2011
Infantil – nascidos em 2008/2009
Juvenil – nascidos em 2006/2007
Texto: Paula Barreto – PMC
Edição: Carina Jung – PMC