O Escritório Regional da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) de Canoas passa a contar com o sistema de Registro Digital, a partir desta quarta-feira (2). O órgão é responsável pela abertura, encerramento e regularização de empresas e, com a mudança, esses processos devem ganhar maior celeridade e desburocratização.
A partir de agora, os empreendedores e empresários canoenses devem enviar, de forma eletrônica, os documentos referentes à empresa. Esses documentos devem ser assinados digitalmente através dos certificados digitais. Outra vantagem do Registro Digital é oferecer maior acessibilidade e comodidade aos empresários, uma vez que o sistema está disponível para todos os tipos jurídicos e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.
Depois de criada ou regularizada, a empresa passa a ter condições de receber o alvará de localização, bem como, seguir com o processo junto ao Escritório do Empreendedor de Canoas, onde estão reunidas todas as secretarias municipais envolvidas na concessão de licenças e de alvarás para a abertura de novas empresas.
Também com o objetivo de dar celeridade aos processos e desburocratizar os trâmites de abertura de empresas, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), tem em fase de desenvolvimento um projeto para implementar no futuro um sistema de alvará online.