Com o objetivo de auxiliar a população carente de Canoas, a Secretaria Municipal da Cidadania realizou uma série de ações nos primeiros 100 dias de governo. Para melhorar e aumentar o fluxo de atendimentos à população em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura reabriu o CRAS Niterói, e vai mudar de local o CRAS Guajuviras. Também foi entregue, para atender à população em situação de rua, uma nova cozinha no Albergue Municipal. Mais de 12 mil cestas básicas foram distribuídas aos canoenses em suas casas.
O Cadúnico foi atualizado e ampliado. Estão cadastradas 32.364 famílias nos quatro quadrantes da cidade, além de 3.145 cadastros atualizados. 1.187 novas famílias aptas para receberem o aporte da Prefeitura.
No Albergue Municipal, foram acolhidas 459 pessoas e realizados 11.954 atendimentos. E com a nova cozinha do local, foi possível oferecer 4.178 refeições em 100 dias.
Já no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), foram feitos 476 atendimentos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado, além de 84 visitas domiciliares.
Outro ponto que merece destaque nos primeiros 100 dias de governo é a parceria com os apenados do projeto Recomeçar, que oportuniza um novo caminho para estes cidadãos. Atualmente, 108 apenados trabalham na limpeza de ruas e praças, auxiliando nas ações do Choque de Limpeza, em obras no Hospital Nossa Sra. das Graças, pintura do CRAS Niterói e do Restaurante Popular, entre outros serviços.