Após mais de dois meses de atuação e 21.973 toneladas de material recolhidos das ruas, o Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Canoas finalizou os trabalhos. O Mutirão passou por todos os bairros e regiões da cidade, com o objetivo de acabar com os resquícios do temporal de agosto.
O responsável pela organização das equipes do Mutirão, Marco Antônio Oliveira, reforçou a importância do descarte correto de lixo, para que a cidade permaneça limpa. “Foram mais de dois meses de trabalho conjunto e incansável para que pudéssemos concluir a limpeza da cidade. Enfrentamos muitas dificuldades por conta do descarte irregular de lixo. É muito importante que a população nos ajude com esse trabalho”.
As equipes das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e das Subprefeituras atuam de forma conjunta, desde o dia 4 de outubro, para concluir a limpeza da cidade. As equipes contabilizaram a retirada de 2.830 caminhões de lixo.
Confira os endereços dos 5 Ecopontos:
Ecoponto Nazário
Nordeste | Guajuviras
Local: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – Bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança
Nordeste | Guajuviras
Local: Avenida Esperança, 1346 – Bairro Guajuviras
Ecoponto Espumoso
Noroeste | Mathias Velho
Local: Rua Espumoso, 315 – Bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco
Sudoeste | Rio Branco
Local: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – Bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói
Sudeste | Niterói
Local: Rua Paulo Fonteles, 1.560 – Bairro Niterói
Os locais abrem diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para mais informações sobre os Ecopontos e quais tipos de materiais podem ser descartados, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.
Descartar lixo de forma irregular é crime
A Prefeitura de Canoas reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980, de 2005.
Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou com a Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas. Envie sua denúncia para: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando o local, a fotografia do veículo, a data e a hora do ocorrido.