Com as Ordens de Serviço assinadas em 04/03/2021, começaram as obras de ampliação nas quatro escolas de Ensino Fundamental de Canoas que necessitavam de intervenção urgente: EMEF Sete de Setembro, EMEF Governador Walter Peracchi Barcellos, EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima e EMEF General Neto.
Na tarde desta terça-feira (12), a secretária de Educação, Sônia Rosa, visitou cada uma das escolas, junto com o gerente de programa, Daniel Colvara, para acompanhar o andamento das obras. “É importante saber se realmente está tudo dentro do prazo estipulado pela empresa. Conversamos com os fiscais e mestres de obras, as pessoas com a mão na massa. Conversei com algumas diretoras que estavam nas escolas, no acompanhamento diário dos profissionais que estão trabalhando”, relata Sônia.
A secretária destaca que, além de atender à questão do acesso do aluno à escola, é necessário promover a qualidade dos espaços escolares – as salas pedagógicas, lugares para desenvolver outras atividades, como laboratório de ciências, bibliotecas e outros. “É um prazer muito grande estar acompanhando. Toda política deve ter esse acompanhamento, o olhar do gestor, para que realmente aquilo que se propõe, se cumpra de fato, e que atenda aos interesses da comunidade escolar”.
EMEF Sete de Setembro – Foram executadas as seguintes ações: estrutura de tapume da obra; execução das formas de blocos de fundação; compra das estacas; corte das árvores; solicitação de demolição de sala de aula.
EMEF General Neto – A empresa responsável está executando o trabalho de movimentação do solo. Em construção, ainda, o muro de arrimo para estabilizar a encosta do terreno junto às edificações da nova escola.
EMEF Walter Peracchi – Estão sendo instaladas as estacas de concreto e foi iniciada a demolição das salas de PVC.
EMEF Rui Cirne Lima – As obras tiveram início há um dia apenas.