Os imigrantes que chegam em Canoas encontram na Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes um apoio para conseguir, de forma mais rápida, a socialização e o encaminhamento para recomeçar a vida. E, por conta disso, o Executivo Municipal em parceria com a UniLaSalle se uniram para auxiliar no processo de acolhimento e direcionamento dos imigrantes, dando celeridade à emissão das documentações para permanência no país.
Para isso, pela segunda semana consecutiva, membros da secretaria adjunta estiveram na universidade promovendo uma aula de capacitação e orientação aos alunos dos cursos de Relações Internacionais e Direito. A aula de apoio contou com atendimento real de imigrantes da cidade, que foram orientados sobre o encaminhamento correto para documentação, como o Registro Nacional de Estrangeiros. O RNE atesta a identidade de indivíduos estrangeiros com residência temporária ou permanente no Brasil.
A atividade prática faz parte da preparação para o mutirão de regularização migratória, que está previsto para acontecer no dia 13 de maio (sexta-feira), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na UniLaSalle – Av. Victor Barreto, 2288.
Além de encaminhar a documentação, os estrangeiros poderão realizar atendimento jurídico para Benefício de Prestação Continuada, assessoramento LOAS, encaminhamento psicológico e ter auxílio na elaboração de currículos.