Os golpes em empréstimos consignados, principalmente contra idosos, são um dos crimes mais recorrentes que chegam diariamente ao Procon Canoas. Por conta disso, o órgão disponibiliza uma série de dicas para que a população fique atenta e se proteja contra as fraudes.
Em torno de 40% das ocorrências atendidas estão relacionadas a golpes contra idosos na cidade. Para a diretora do Procon Canoas, Taís Marques, é de extrema importância que o contratante tome os cuidados necessários na hora de realizar o empréstimo. “É importante que o consumidor avalie a real necessidade da contratação do empréstimo consignado e que pesquise prazos e taxas de juros com diversos bancos. Ler o contrato antes de assinar e estar acompanhado de alguém de sua confiança reduzem as possibilidades de golpe”, pontua.
Antes de contratar um crédito consignado, é fundamental uma avaliação cautelosa, pois se trata de um valor descontado diretamente do salário, aposentadoria ou pensão, em parcelas mensais fixas. Lembrando que somente 45% do valor que o solicitante recebe pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do empréstimo.
Fique atento
– Não assuma dívidas sem antes refletir e conversar com a família – Peça emprestado somente em caso de extrema necessidade e jamais solicite um valor acima do indispensável – Tenha certeza que o valor da mensalidade não irá comprometer o orçamento das despesas fixas como água, luz, medicação e alimentação – Não faça empréstimo em seu nome para outra pessoa, pois você ficará responsável pelo débito – Não forneça dados por telefone ou internet – Pesquise antes quais bancos oferecem as melhores taxas de juros e condições – Nunca assine documentos sem conter o valor que está sendo emprestado, as condições de pagamento e as taxas de juros – Exija o prévio cálculo do valor total da dívida
O que fazer em caso de golpe
– Registro de boletim de ocorrência (B.O) e contato com o banco – Buscar na Previdência Social ou app do INSS através do Histórico de Consignação (Hiscon) – Levar ao Procon os seguintes documentos: B.O, histórico de consignação, RG, CPF, comprovante de residência e extrato bancário – O Procon entrará em contato via telefone com a empresa requerendo a cópia do contrato e cancelamento do contrato – No caso de reclamação não resolvida, a empresa poderá ser multada